Ecologia Profunda

As noções que inspiram meu tipo de Ilustração Naturalista:

A Ecologia Profunda (Deep Ecology), é uma forma mais avançada de ambientalismo que implica em levar a Cultura Ocidental, onde o homem é tido como um ser isolado no planeta, a reconhecer que na verdade é uma parte integrante da Terra, de forma mais holística reunindo espiritualidade, pensamento, sentimento e ação para um estado mais conectado com a Vida e onde a palavra Ecologia não é algo para se estudar e buscar 'lá fora' mas algo dentro de nós e em toda parte, onde temos um papel a desempenhar. 

Estas idéias científico-espirituais-sociais vêm convergindo de diversas fontes e trabalhos de gênio ao longo de décadas com o objetivo de corrigir graves distorções e promover uma verdadeira integração dos povos para destinos mais responsáveis, conscientes e felizes. Para constatar essa convergência, basta consultar o trabalho de outras pessoas que estamos mostrando em nossos sites ou na Internet, sabendo separar o joio do trigo, ou seja, o oportunismo ecológico de uma ciência-espiritual mais séria.

naessComo conceito, contrasta com o individualismo predominante em nossa cultura e foi formulado primeiramente em 1973 pelo ativista e filósofo Norueguês Arne Naess (foto/1912-2009) ao procurar transmitir a necessidade de termos respostas menos superficiais para os problemas sociais e ecológicos que enfrentamos. Ele sugeriu que precisamos formular perguntas mais profundas, que acessem nossos valores e crenças como por exemplo "De que forma devo viver, que seja bom para mim, para o planeta e para o próximo?". 

A Ecologia Profunda pode influenciar o modo como pensamos todas as outras questões também seja na política, nos serviços de amparo à saúde, educação e espiritualidade. Quando integramos nossos valores, crenças e idéias em nosso comportamento, nós o tornamos vivo e com o poder de mudar o mundo. Do ponto de vista da Ecologia Profunda, somos parte do mundo e nossas escolhas se estendem como ondas à partir de um centro para além de nós, afetando tudo. Essa visão se transforma numa Ecologia Científica para estudar as interrelações entre as espécies e suas consequências e amplia o termo Ecologia para ser uma Ecosfera onde existimos, influenciamos e somos influenciados. 

A Ecologia Profunda mostra a necessidade urgente de nos apartarmos da forma fria e impessoal de lidar com o meio ambiente, pois mesmo bem-intencionado, há que se conhecer mais sobre essa ligação e suas consequências antes de decidir por mais caminhos artificiais ou  ceder a tendências 'políticamente corretas' em voga no momento, seja na condução de escolhas pessoais, seja na agricultura e produção de alimentos, seja na educação que estamos oferecendo nas escolas para nossas crianças e futuros técnicos da área ambiental.

Existem diversos livros, matérias e workshops realizados pelo mundo para desenvolver essa visão, despertar a sensibilidade coletiva necessária e ensinar sua implementação  prática nas várias áreas do saber e da sociedade. Esse conceito foi também ampliado em 1985 pela dupla George Sessions e Bill Devall com seu livro do mesmo nome (Deep Ecology) redescobrindo, em um contexto mais moderno, o conceito de que Tudo está Conectado a Tudo como também vem mostrando a Física Quântica e estudos avançados da consciência humana.

Ecologia Profunda é portanto, um assunto vasto, importante e maravilhoso apenas resumido aqui para sua consulta do que se trata, uma revolução muito necessária que hoje é apoiada e implementada por muitas personalidades de nota do meio científico mundial, aguardando apenas, se podemos dizer assim, a Vontade e Integridade Humana para ser vivida mais amplamente no mundo quando for divulgada e mostrada para todos de forma responsável como é o dever sagrado da ciência, das religiões e filosofias sérias e dos meios de comunicação que precisam compreender que as análises, matérias e propostas ambientais-ecológicas comuns são sempre incompletas, frequentemente errôneas e superficiais, portanto insuficientes para nos dar uma visão mais real da Realidade que nos cerca. É tempo de despertar.

O blog SINTONIA do meu iDStudio acrescenta a visão da Nova Consciência Naturalista que estou desenvolvendo, ao conceito da Ecologia Profunda para ajudar a lhe dar uma maior abrangência reconhecendo a necessidade atual e futura de incorporar a realidade da existência dos Espíritos da Natureza e Seres Elementais na equação sobre questões ambientais, ciente de que toda manifestação no mundo físico passa pela intermediação destes seres, seja nas florestas, vales, rios e montanhas, como no ar, no mar bem como na agricultura, em nossos alimentos e até na indústria. O assunto é igualmente vasto e profundo como a ecologia que ela inspira terá de ser se quisermos aprender mais, crescer e acertar.

Se vc se interessou por esse vital assunto, vc pode ler mais em meu site www.naturezaprofunda.life.

Postagens mais visitadas deste blog

O Mundo e a Natureza

O que realmente sustenta nosso meio ambiente?

Espíritos da Natureza e Seres Elementais